Suzuki Motorcycles Forum banner

Acelerador instável ~4K RPM

9.7K views 9 replies 8 participants last post by  cwjb4life  
#1 ·
Vi isso em outros fóruns GSXR, mas nunca obtive realmente uma resposta sólida. Não consegui encontrar nada aqui na pesquisa.

Há algum tipo de ponto morto em torno de 4000 - 4500 rpm na minha moto... aparentemente bastante comum nas novas GSXR600/750s. Parece que há um interruptor liga/desliga na moto. A moto quer dar trancos quando uma pequena quantidade de acelerador é aplicada ou liberada.

Exemplo, estou chegando a um sinal e diminuindo lentamente o acelerador. Por volta de 4000 RPM, é como se eu não estivesse aplicando nenhum acelerador, e começo a frear o motor mais rapidamente.

Lado oposto: dando muuuito lentamente gás, atinge 4500RPM e dá um tranco para frente como se de repente recebesse um fluxo maior de gás.

Meio difícil de explicar, mas você saberia exatamente do que estou falando se já tivesse experimentado isso.

Então, qual é a solução? Ouvi falar de caras se livrando disso após a rodagem inicial, ou algumas trocas de óleo. Também ouvi falar de pessoas mudando para sintético para se livrar disso. Alguns sistemas de escapamento se livraram disso.

A moto é uma GSXR600 2007. Tem ~8000 milhas rodadas. Trocas de óleo religiosas, fui para sintético por volta de 2000 milhas. Sistema de escapamento completo Yosh R55 com filtro de ar/ PCIII... ainda fazendo isso. Se alguma coisa, na verdade parece pior! Eu também fiz o acelerador R1 e uma mudança de marcha (-1/+2), então não sei se isso está fazendo parecer pior.

AJUDA!

Este é o melhor recurso que pude encontrar... mas muito acima da minha cabeça.
http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=167279

#3 ·
Você já tentou trocar as velas de ignição? Eu uso NGK de irídio e acho que são muito boas.

A minha 02 1000 faz isso às vezes, só quando eu acelero. Coloquei um pouco de reforço de octanas e isso resolve meu problema temporariamente. Eu encomendei um pc III, então vou ver como vai ser com isso. Minha moto fez 10.000 km.

#6 ·
Tenho o mesmo problema na minha moto; slip-on e bmc race são as únicas modificações de desempenho. Nunca notei a faixa de RPM do ponto morto, mas assim que pegar meu PCIII, espero que seja corrigido. Acho meio chato quando estou acelerando a partir de uma parada, pois meu ponto de troca de marcha ideal quando estou apenas andando está nessa faixa. Normalmente, eu troco a marcha cedo e parece que troquei um pouco cedo demais, ou eu passo pelo ponto morto e parece que estou tentando chegar a algum lugar rápido...

#7 ·
Você pode reduzir a probabilidade de instabilidade deixando a bicicleta passar por seu ciclo de inicialização totalmente antes de pressionar o botão de partida. Além disso, se estiver instável, você pode desligar a bicicleta e passar pelo ciclo de inicialização acima novamente. Mas isso nem sempre funciona.

#9 ·
Algumas pessoas afirmam ter corrigido o problema H/J removendo a válvula SET, no entanto, a solução mais comum (na verdade, uma gambiarra) é ajustar o TPS até que o marcador ainda esteja na posição do meio, mas o mais próximo possível da posição superior. Ou, se isso não funcionar, ajustado para a posição superior, mas pouco antes de descer para a posição do meio.

#10 ·
Abri a minha válvula totalmente e tirei os cabos e tudo. Testei-a por algumas horas esta noite e ela eliminou o ponto morto de 4-6K em 100%. Está tão suave agora e eu adoro. Aqui estão as vantagens e desvantagens que encontrei. Para começar, sim, perdeu um pouco, quero dizer um pouco de torque, mas apenas entre 1.300 e cerca de 2.500 rpm. Depois de cerca de 2.500 rpm, puxa tudo e muito mais do que antes e é suave até cerca de 11.000-13.000 rpm. Entre esses valores, às vezes há um pequeno ponto morto, mas muito, muito pequeno. Eu diria que, no geral, o aumento da tração em média rotação e a ausência de ponto morto em média rotação superam a perda de torque extremamente baixa abaixo de cerca de 2.500. Eu pude definitivamente notar a diferença. Além disso, a resposta do acelerador é muito mais rápida acima de cerca de 2.000 ou 2.500 rpm e estou muito surpreso com a suavidade da curva de potência agora.
"Observação - Eu fiz isso com o escapamento original e sem powercomander. É provável que eu tenha encontrado uma diferença maior do que muitos outros porque estou deixando mais pressão de volta sair, mas não tanto quanto as pessoas com o slip-on."